Uma verdadeira viagem ao século passado...

O grupo Buquezeiros Choro & Samba tem em sua formação, músicos que se reuniram para realizar uma verdadeira viagem através dos anos, revivendo clássicos da MPB resgatando a autêntica música instrumental executadas nos coretos, praças e cinemas das pequenas cidades do interior do país

domingo, 12 de dezembro de 2010

Buquezeiros Arte nos Trilhos 2010


BUQUEZEIROS ABREM 10° ARTE NOS TRILHOS
Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2010

Saguão da Estação Mercado faz um retorno aos anos 30 com clássicos tocados pela banda Buquezeiros Choro & Samba.

O saguão da Estação Mercado da Trensurb recebeu, no fim da tarde de ontem, dia 7, a banda Buquezeiros Choro & Samba, na abertura da 10ª edição do Arte nos Trilhos. O projeto promove apresentações artísticas todas as terças-feiras do mês de dezembro, sempre às 18h. Neste ano, o tema é a comemoração dos 100 anos de Noel Rosa e Adoniran Barbosa. O objetivo é proporcionar oportunidade a novos talentos e também a artistas consagrados da cena local.

Ao som de músicas de Noel, Adorinan, Lupicínio Rodrigues, entre outros grandes nomes da música brasileira, os espectadores puderam retornar ao clima da década de 30. “Foi um prazer enorme fazer parte deste projeto que enaltece nomes consagrados da música popular brasileira de raiz”, diz Darian Weber, clarinetista e produtor da banda. Para ele, o momento de maior emoção foi quando Carlos Porto Pinheiro, mais conhecido como Pinheiro Sete Cordas, cantou a música Feitiço da Vila, de Noel Rosa. “Sempre brinco que o Pinheiro é uma viagem de volta ao tempo dos anos 30”, declara. Outro momento marcante, em que o público cantou e aplaudiu com entusiasmo, foi com Trem das Onze, de Adoriran Barbosa.

Para o engenheiro mecânico, Roberto Bertuol, 53 anos, essa é uma maneira de recordar clássicos musicais. “Gostei muito, ainda mais que é de graça, e escuto chorinho faz muito tempo”, afirma. Fotografando e assistindo à banda, a mineira de Uberlândia, Cristiane Pereira, 23 anos, de visita à Porto Alegre, resolveu descobrir o que era a Trensurb. Ao entrar na estação Mercado, deparou-se com o Arte nos Trilhos e ficou encantada com a música. “Acho muito boa a iniciativa da Trensurb. É uma maneira de trazer cultura ao pessoal que está passando para pegar o trem”, diz a visitante.

Apesar das músicas antigas, o público foi bem variado, tendo desde crianças até idosos. A auxiliar de creche Vera Lúcia Alves, 46 anos, usa o metrô todos os dias e parou para escutar a banda tocar. “Meus pais escutavam muito este estilo de música, então, aprendi a gostar também”, afirma.

Quem sou eu

Minha foto
São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brazil
Clarinetista e fundador do grupo Buquezeiros Choro & Samba,clarinetista da Banda de Música do 19 BIMtz,claronista da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.